A educação sempre foi o investimento mais significativo que podemos fazer nas gerações futuras, visando a evolução e a garantia de uma sociedade mais justa e igualitária. No entanto, a sociedade moderna nem sempre tem respeitado princípios humanos básicos, como a intimidade, a vida privada, o direito do outro de ser quem deseja ser.
A pandemia acelerou a vida em vários aspectos e desacelerou em outros. Entre os aspectos acelerados, a tecnologia e as inovações assumiram um papel de destaque, mas também trouxeram consigo desafios de segurança de dados.
A proteção dos dados, da intimidade e da vida privada não se resume a simples alterações contratuais ou políticas de privacidade em sites. É necessária uma mudança cultural, uma vez que a nova realidade trouxe vulnerabilidades significativas para o ser humano, como a concentração de capital nas mãos de poucos atores (como Google, Microsoft, Instagram, Facebook, etc.).
Estamos tão vulneráveis que os computadores já conhecem nossos gostos, preferências, estilos, o que usamos, onde estamos e até mesmo o que sentimos, graças à análise de dados por meio da leitura facial e do rastreamento de informações diversas. Isso está afetando a relevância de profissões mais centradas na humanização, tornando-as obsoletas e desafiando nossas abordagens para soluções.
As pessoas passaram a temer umas às outras, com alguns possuindo um conhecimento avançado e outros vivendo na mais absoluta ignorância. A pandemia afetou a educação, gerando um “apagão” no processo educacional. Como podemos recuperar o tempo perdido? A resposta está na educação, na capacitação, no treinamento e na disseminação de informações.”
Em face desses desafios e transformações, os gestores educacionais têm um papel crucial a desempenhar na adaptação da educação à tecnologia. Para isso, eles podem considerar as seguintes medidas:
Investimento em infraestrutura tecnológica: Garantir que as escolas estejam equipadas com a infraestrutura necessária, incluindo acesso à internet de alta velocidade e dispositivos para estudantes e professores.
Formação e capacitação de professores: Fornecer treinamento contínuo para os educadores, capacitando-os a usar efetivamente a tecnologia em suas práticas pedagógicas.
Desenvolvimento de conteúdo digital: Colaborar com especialistas em tecnologia educacional para criar conteúdo educacional envolvente e alinhado com os objetivos de aprendizado.
Promoção da alfabetização digital: Incentivar o desenvolvimento de habilidades digitais entre os alunos, tornando-os conscientes de questões relacionadas à privacidade e segurança online.
Aproveitamento de plataformas de aprendizagem: Integrar plataformas de ensino online e recursos educacionais digitais de qualidade para enriquecer a experiência de aprendizado.
Avaliação e feedback: Implementar ferramentas de avaliação e feedback que utilizem a tecnologia para monitorar o progresso dos alunos e adaptar o ensino conforme necessário.
Parcerias e colaborações: Estabelecer parcerias com empresas de tecnologia, instituições de pesquisa e outras organizações para impulsionar a inovação na educação.
Políticas de privacidade de dados: Garantir que a coleta e o uso de dados dos alunos estejam em conformidade com regulamentações de privacidade e segurança, como a LGPD, para proteger a privacidade dos estudantes.
Promoção da inclusão: Garantir que a tecnologia seja usada de maneira a promover a inclusão, atendendo às necessidades de todos os alunos, independentemente de suas habilidades, necessidades especiais ou origens culturais.
Monitoramento e adaptação contínua: Acompanhar de perto o impacto das mudanças introduzidas, ajustando estratégias à medida que novas tecnologias e práticas emergem.
A adaptação da educação à tecnologia não é apenas uma necessidade, mas também uma oportunidade para proporcionar um aprendizado mais personalizado e eficaz. Os gestores educacionais que abraçam essas medidas estarão melhor posicionados para enfrentar os desafios da era digital e preparar os estudantes para um futuro cada vez mais tecnológico e interconectado.
Quais as mudanças voces estão implementando nas insituições que assistem? Compartilhem conosco!